terça-feira, 27 de julho de 2010

Matéria [5]

14/07/2010
Pior escola no Ideb está em Ji-Paraná
Maryhá De Podestà
O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, revela que as escolas estaduais ficaram com média abaixo das municipais em Ji- Paraná. A pontuação das escolas vai de 5,7 a, incrivelmente, 2,0 pontos, enquanto o índice médio dos países desenvolvidos é de 6,0 pontos de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e adotada pelo Ministério da Educação (MEC) como objetivo a ser alcançado até 2021.
Os dados estaduais e municipais divulgados pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que além da Ruth Rocha, a escola Estadual de Ensino Fundamental Cora Coralina é a segunda melhor do município, com nota 5,4.
Nas séries finais do Ensino Médio (até o 9º ano), as notas foram menores em comparação às séries iniciais, o que já era projetado pelo MEC. Mais um vez uma escola municipal de Ji-Paraná tem a melhor nota. A escola da zona rural Edson Lopes obeteve 4,7. Sete décimos acima da nota nacional. Em segundo lugar, a escola estadual Jardim dos Migrantes, com 4,3. Grande parte das escolas não conseguiram nem chegar a nota 4,0. No índice estadual, a nota foi 3,2. Não atingindo, portanto, as projeções do MEC em nenhum dos três anos de avaliação. Tendo diminuído um décime em comparação a última avaliação, que ocorreu em 2007.
Piores índices
Com pior índice estão as escolas Marcos Bispo, com 2,0; Silvio Michelluzzi, com 2,6 e a Juscelino Kubitschek, com 2,8. Todas estaduais. O mais preocupante é que as notas diminuíram em comparação as avaliações nos anos de 2005 e 2007, como no Marcos Bispo, com notas 2,8 e 2,9 respectivamente.
Para a diretora da Escola Marcos Bispo, Elzeni da Silva, a baixa nota é reflexo de uma mudança no método de avaliação, mas ela não descarta outros problemas como a falta de professores e de estrutura nas escolas.
A Representante de Ensino, Sineyde Muller, diz estar satisfeita com os resultados, pois o número de aprovação é maior do que o de reprovação.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruth Rocha em Ji-Paraná por pouco não atingiu o padrão internacional de ensino. A nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até o 4º ano) foi de 5,7. Além de estar bem acima da nota geral da rede municipal de ensino de Ji-Paraná que é 4,8. Estadual é de 4,4. Abaixo da nota nacional que foi de 4,6. A escala vai de 0 a 10.
Como funciona o Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, avaliou três etapas: 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Fundamental e 3º ano do Ensino Médio e pelo menos 16 dos 27 Estados brasileiros estão fora da média nacional de desempenho
Os resultados do Ideb 2009 mostram que o desempenho do País no ensino fundamental superou as expectativas, especialmente nas séries iniciais. A situação é mais confortável na maior etapa da educação básica do que no ensino médio e ainda não se estende a todos os Estados.
O índice oferece um retrato da educação no país, mas não é possível comparar o nível de ensino entre um Estado e outro, uma vez que cada um deles apresenta fatores que vão influenciar individualmente na qualidade da educação, tais como índice de analfabetismo e acesso a escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre meus textos, artigos, matérias, dicas, etc. Entretanto, não me desacate, não me ofenda, muito menos deixe de assinar o comentário! Algumas pessoas acham algo ruim sobre mim, têm todo direito, mas se não quiser aparecer, pelo menos não deixe esse tipo recado no blog. "A vida me ensinou...a Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam". MUITO OBRIGADA QUERIDOS AMIGOS e ADMIRADORES! DESCULPEM-ME PELO DESABAFO! ;D~