terça-feira, 27 de julho de 2010

Matéria [12]

13/07/2010
Acessórios que protegem os peões-montadores
Maryhá De Podestà
O mundo dos peões é bastante amplo e cheio de nomes difíceis para quem não conhece. Chaparreira”, “corda americana”, “roseta”, “colete-salva-vidas”, expressões como essas, tornam-se realidade no vocabulário das pessoas que gostam dos rodeios, especialmente nessa época de exposição.
Para o peão, é imprescindível a chaparreira, uma proteção usada acima das calças, geralmente em couro, que não deixa maiores danos acontecerem às calças e às camadas superficiais das pernas dos participantes.
A “corda americana” é o acessório que envolve o tórax do boi, feita de nylon ou “rami” (um tipo de fibra vegetal), que é trançada manualmente e recebe o “breu”, um tipo de cola usada para o peão firmar-se bem ao agarrar o animal, para maior aderência, onde ele segura-se com a luva de couro utilizada no rodeio.
Na hora que você vê um peão sendo ajudado por outro na hora que está montando o touro, ainda no brete, é essa corda americana que está sendo amarrada ao dorso do bicho. O “brete” é o espaço onde o touro fica para o peão montar nele.
A “roseta” é uma pecinha da espora que fica nas botas dos peões. É exatamente aquela rodelinha espinhosa que roda quando é utilizada e que causa a errada impressão de machucar os bichos. Mas, ao contrário do que as pessoas imaginam, as rosetas usadas em rodeios oficiais, não machucam os animais. Elas são projetadas justamente para não causar nenhum mal a eles. São bem mais grossas, e sem pontas.
Para os peões, há até “coletes-salva-vidas” Apesar de não ter nenhum fim anti-afogamento, esse colete é revestido por grossas camadas de couro e metal, normalmente ferro ou aço, para que os peões não sofram maiores conseqüências ao levarem uma pisada do touro. Os palhaços salva-vidas ajudam os peões a sair do picadeiro e são os que mais utilizam o colete. Hoje em dia, só os peões mais velhos e experientes que não usam o colete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre meus textos, artigos, matérias, dicas, etc. Entretanto, não me desacate, não me ofenda, muito menos deixe de assinar o comentário! Algumas pessoas acham algo ruim sobre mim, têm todo direito, mas se não quiser aparecer, pelo menos não deixe esse tipo recado no blog. "A vida me ensinou...a Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam". MUITO OBRIGADA QUERIDOS AMIGOS e ADMIRADORES! DESCULPEM-ME PELO DESABAFO! ;D~