sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira, 13 (Sorte)

(gatinha sexy para não deixar vcs com muito medo)

Para muitos o dia 13 é um dia de azar, que dirá uma sexta-feira 13... mas, particularmente, aaaadooro! Acho que tudo fica mágico, excitante. Já que é na magia que as pessoas acreditam, porque não crer na magia boa, uma magia que traz felicidade?! Basta de coisas ruins... e não são as sextas-feiras 13, independente do mês, que faz as coisas ruins acontecer, certo?
Existem muitas possibilidades para a crença de que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar, para tal, dá-se o nome de superstição. Portanto, superstição é a crença sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade. (Diga-se de passagem, que há muito disso - irracionalidade - no Brasil, acho até, que é por isso que as pessoas acreditam na maldade deste dia!).
As superstições, não fundamentadas ou assentadas de maneira irracional no ser humano, podem estar baseadas em tradições populares (não disse que tem muito no Brasil?), normalmente relacionadas com o pensamento mágico (Faleeei!!). O supersticioso acredita que certas ações (voluntárias ou não) tais como rezas, curas, conjuros, feitiços, maldições ou outros rituais (promessas não cumpridas, por exemplo!) podem influenciar de maneira transcendental sua vida. E como influenciam. Vou deixar de ser tão crítica e escrever o texto seriamente sobre esse dia tão especial e mágico. Acho que pelo menos nesse dia nenhum político fará coisas ruins e também, há políticos muito bons, com boa índole! Pronto, falei! Alguns fatos históricos que podem ter contribuído para este dia ser considerado um dia macabro, são, por exemplo:

*No Código de Hamurabi (alguém, pelo menos, uma vez na vida já usou ‘Hamurabi’ como ‘figura de expressão’, mas não sabe ao certo o que vem a ser, ok?), então, é um dos mais antigos conjuntos de leis escritas já encontrados, e um dos exemplos mais bem preservados deste tipo de documento da antiga Mesopotâmia. Criado 1700 a.C. vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições.

*Conta-se, na mitologia Nórdica, que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é um infortúnio, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral (e muito boba, por sinal), por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos. (eu convido 12 pessoas, mas e eu? Cadê os meus talheres...?! oO).

*Outra versão é de a de que a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa. (¬¬ a pior de todas as histórinhas).

*No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. (Castigo!! Bem feito).
*Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Nota: na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, tragicamente, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio. (consciência pesada).

Acho uma crendice boba, principalmente as duas últimas! Como Católica Apostólica Romana, creio que tudo aconteceria para Salvação da humanidade, por isso existimos hoje! Claro, que não aceito a forma como trataram Jesus, ou melhor, não o trataram, escorraçaram-no. Mas, falando das sextas-feiras 13 aproveitem o dia de hoje para assustar, para ver como é um dia diferente, além de ser 6ª feira iiiuupyyy: dia de sair, conversar, se divertir.... (Take it easy people!) *-*
Agora, cada um com seu estylo, acreditem se quiser. Pelo sim e pelo não, desejo boa sorte para todos!! kkkkkkk

2 comentários:

  1. Se o 13 fosse um número de tanto azar assim, o Zagallo não teria sido tetra campeão do mundo de futebol!!
    Todos tiveram q engolí-lo
    kkkkk


    p.s: a foto dessa gata está +18 - muito sensual
    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ai ai ai.... crendices populares é mato. Ainda bem q não pego com nenhuma, mas pra quem vive pegando com isso, estao aew algumas explicações (aceitaveis??), pra ninguem ficar sendo chamado de besta!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre meus textos, artigos, matérias, dicas, etc. Entretanto, não me desacate, não me ofenda, muito menos deixe de assinar o comentário! Algumas pessoas acham algo ruim sobre mim, têm todo direito, mas se não quiser aparecer, pelo menos não deixe esse tipo recado no blog. "A vida me ensinou...a Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam". MUITO OBRIGADA QUERIDOS AMIGOS e ADMIRADORES! DESCULPEM-ME PELO DESABAFO! ;D~