quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Corrigir os pleonasmos antes de reformar a língua!

O ex-presidente da República (Lula) deveria ter feito uma análise das palavras que são ditas erroneamente ao invés de mudar as normas de uma língua que demoramos tanto para aprender na escola. De nada valeram meus anos no colegial, tenho que aprender tudo de novo... É triste.

É como ser jornalista, de nada me valeu quatro anos em uma faculdade particular, caríssima, estresses com amigas para o projeto final, que poderiam ter resultado na nossa inimizade, tanta dedicação, veneração e amor pela profissão, se alguns meses depois de formada o STF (Sup. Tribunal Federal) diz que qualquer um pode ser jornalista. Tsc, tsc, tsc. Lamentável meu caro. Realmente me deprimo!

Eu, Pedro e Thiago conversávamos sobre relevâncias da vida quando surgiu a idéia de escrever no blog sobre as redundâncias ou pleonasmos. Falávamos que não concordamos com o ‘novo acordo ortográfico’ e de algumas palavras que necessitam ser extintas, pelos mesmos argumentos acima apresentados.

Thiago de Paula Luz, advogado, é revoltado com as expressões: “se suicidou”, ou “suicidou-se”. E não é para menos, pleonasmo afeta nossos ouvidos. Pleonasmo significa repetição de idéias em um mesmo contexto, por exemplo: subir para cima, hemorragia de sangue, vi com os meus olhos, descer para baixo e se suicidou.

Uuuui dói só de ler. Pelo amor de Deus, redundância é inaceitável. O correto é: Alguém se matou’ e não ‘Se matou a si próprio’, certo? Suicidou significa: tirar a própria vida ou matar-se, portanto, um SE a frente tornaria a expressão assim: “ele SE SE MATOU”. Tido, portanto que, 'suicida' é aquele que matou a si próprio.

Mas, por qual motivo usa-se o pronome 'se'? Não é uma argumentação plausível, mas creiam, serve apenas para indicar que o verbo é pronominal, ou seja, é para repor a idéia de que o sujeito é objeto do mesmo verbo, há apenas a ênfase de quem está praticando a ação. Ênfase? Meu caro, é redundância, isso sim. É necessário dizer: “vou me suicidar-me?” Precisa mesmo?

Simplificando, temos horror a este termo tanto usado, inclusive por profissionais da mídia, que por acaso são da mesma área que eu. Então Senhora Dilma Roussef, se por acaso, sobrar-lhe tempo para verificar esta situação, que pelo menos retire essa Lei de Novo Acordo Ortográfico. E claro, melhores condições de ensino favorável para que as crianças não inventem de se suicidarem a si mesmos no futuro quando descobrirem que ‘se suicidou’ é errado! =D(com direito à carinha sorridente)

Brincando de conjugar o verbo suicidar

Eu -suicido

Tu -suicidas

Ele -suicida

Nós -suicidamos

Vos -suicidas

Eles -suicidam

Suicídio coletivo no julgar dos verbos me parece redundante

2 comentários:

  1. todos akeles q não aprenderam a falar e escrever em tantos anos de lingua portuguesa, vão conseguir se adequar a toda essa baboseira q foi implantada só por questoes das relações do brasil com os outros paises q utilizam a lingua portuguesa???? axo q não¹

    por um acaso os EUA e Inglaterra tem acordo ou se preocupam com o "ingles" q falam?
    axo q não²

    acredito q deva haver não só a reforma ortográfica, mas a reforma na educação como um todo

    essa reforma para mim não mudou em nada, vou continuar com meu portugueiz falado corretamente, o que mi derroba msm é a matemática...

    há de se ressaltar ainda que, o o suicida é akele q tirou a vida de si proprio, cometendo o auto homicidio de si msm!

    Pleonasmo 4ever!! o/

    ResponderExcluir
  2. A língua portuguesa é uma merda.... tem gente que fala que é riqueza, eu axo que é dificuldade mesmo... akakakaka

    =**

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre meus textos, artigos, matérias, dicas, etc. Entretanto, não me desacate, não me ofenda, muito menos deixe de assinar o comentário! Algumas pessoas acham algo ruim sobre mim, têm todo direito, mas se não quiser aparecer, pelo menos não deixe esse tipo recado no blog. "A vida me ensinou...a Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam". MUITO OBRIGADA QUERIDOS AMIGOS e ADMIRADORES! DESCULPEM-ME PELO DESABAFO! ;D~