terça-feira, 23 de agosto de 2011

Está chegando o 11 de setembro, você se lembra onde estava neste dia?


Para quem não se lembra do acontecimento nesta data vou refrescar a memória: na manhã de 11 de Setembro de 2001, terroristas ligados ao grupo al-Qaeda jogaram dois Boeing 767 dentro do complexo, num ataque suicida coordenado. “57 minutos após o impacto, a Torre Sul entrou em colapso e ruiu, seguida 29 minutos depois pela Torre Norte, resultando em 2,750 mortes. O 7 World Trade Center ruiu perto das 17:00 do mesmo dia e os outros edifícios do complexo foram demolidos por estarem muito danificados. O processo de limpeza e recuperação do terreno do World Trade Center durou oito meses”

Tudo bem está meio longe ainda, mas repare na sua reação nos dias que antecedem a data... Você fica mais sensível, talvez, como eu, com mais receio de outros atentados, inclusive no Brasil, em Goiânia. (ui) Claro que na TV esta data será lembrada com, pelo menos, uma semana de antecedência, então, preste atenção na sua reação ao rever as imagens, ao ouvir as pessoas que passavam pelo local no momento exato e presenciaram aquele acontecimento que mais parecia cena de filme.

Enfim, eu tinha 14 anos, provavelmente estava na escola. Lembro-me vagamente de ouvir sobre o assunto, mas não lembro direitinho como foi... Se paramos para assistir, como nos deram a notícia. Se alguém daquela época lembrar, me ajude.

Aliás, semana passada eu perguntei para minha mãe como eu reagi a esta notícia. (coincidência?) Ela me disse que conversamos muito na hora do almoço, todos paravam para assistir aos noticiários e a noite ela continuou a conversar comigo e que eu fiquei chateada pelas pessoas, fiquei triste e preocupada com a possibilidade de um acontecimento daquela proporção acontecer em Goiânia.

Tenho a seguinte impressão, quando se é menor, mais nova, sem muitas preocupações, não damos tanta importância a isso e os pais também tentam nos poupar dessas informações tão pesadas. Eu, que nunca viajei para fora do Brasil, hoje tenho vontade e talvez mais condições de ir para NY, imagino (mesmo que a minha mãe tenha dito, eu não me lembro) que na época eu tenha ficado tão arrepiada como agora ao rever as imagens daquele dia, ao reler as matérias sobre o atentado, ao ouvir e ler depoimentos de pessoas que estavam próximas ao local.

Podemos não nos lembrar onde estávamos no dia e nem a nossa reação, mas tenho para mim que nosso sentimento em relação a esta tragédia não mudará, prova disso foi a minha mãe ter dito como eu fiquei no dia e eu até hoje me sentir assim, mesmo que se passem mais DEZ anos. E também tenho certeza que esta tragédia chocou todos. Algumas pessoas choram ao ver essas cenas, eu choro e eu chorei disso eu me lembro. Mas é um alívio para muitos não ter um familiar ou um grande amigo ou uma pessoa próxima da família que seja, ligada a esta tragédia

E você, se lembra onde estava? O que sentiu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre meus textos, artigos, matérias, dicas, etc. Entretanto, não me desacate, não me ofenda, muito menos deixe de assinar o comentário! Algumas pessoas acham algo ruim sobre mim, têm todo direito, mas se não quiser aparecer, pelo menos não deixe esse tipo recado no blog. "A vida me ensinou...a Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam". MUITO OBRIGADA QUERIDOS AMIGOS e ADMIRADORES! DESCULPEM-ME PELO DESABAFO! ;D~